Raças

Simental

Originário do Vale do rio Simme, na Suíça, há mais de 1500 anos, o Simental contabiliza 500 anos de seleção genética controlada. É a raça de gado mais populosa do mundo.

Com grande facilidade para se adaptar aos climas e geografias mais diversos, o Simental apresenta notável versatilidade e excelente correlação na produção de carne e leite, daí ser chamada raça de dupla aptidão. A capacidade de promover precocidade nas raças de corte faz do Simental o gado ideal para o cruzamento industrial e aperfeiçoamento de raças nativas ou selecionadas. Em países como Alemanha, Áustria e Suíça ela tem sido a base da pecuária.

Composto unicamente de genética Fleckvieh, o rebanho sul-africano se tornou a linhagem mais importante na formação do plantel de corte. Ela produz animais rústicos, de pêlo mais curto, pelagem tapada, cascos mais firmes e pigmentação ocular. São animais com habilidade materna superior, facilidade de parto, frame moderado, alta qualidade de carcaça e pouca gordura interna. Adaptam-se facilmente a regiões de clima quente.

No Brasil, o Simental foi introduzido na década de 1920 com a missão de aperfeiçoar o rebanho nacional. A linhagem sul-africana, no entanto, só chegou em 2001 pelas mãos da AgroZurita, tornando-se rapidamente cobiçada por pecuaristas que objetivam atender as demandas cada vez mais exigentes dos mercados brasileiro e internacional.

Hoje, o Simental é a raça européia mais representativa no País, com um plantel em torno de 110 mil animais, distribuído igualitariamente pelos Estados de São Paulo e Paraná.

Nelore

Base para o cruzamento de gado de corte no Brasil, o Nelore é um zebuíno que se originou na Índia há cerca de mil anos antes da Era Cristã. Por aqui chegou ao final do século XVIII, mas só passou a ter a seleção controlada por registro a partir de 1954 com a fundação da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Rusticidade, habilidade materna, facilidade de adaptação, baixo custo de manutenção e apresentando excelente rendimento de carcaça são algumas das características do Nelore, raça em constante processo de melhoramento genético.

O Nelore é a raça de core predominante no País. Puros ou anelorados eles respondem por 80% das 215 milhões de cabeças de gado do País.

A AgroZurita vem investindo no Nelore elite desde 2005, mas foi em 2009 que a empresa deu um salto significativo na seleção ao adquirir de Bené Mutran Filho a Chácara Cedro, em Uberaba (MG), considerado um dos mais importantes celeiros Nelore do País, com mais de 40 anos dedicados a criação. A marca Cedro virou CedroZ, e os animais de elite passaram a ser o carro-chefe da criação Nelore da AgroZurita.

Mantendo um contínuo programa de aprimoramento e adquirindo animais de destaque e alto valor genético de criatórios de renome como J. Galera, Top da Raça, Quilombo e Mata Velha, o rebanho Nelore da AgroZ conta com mais de 1.000 cabeças distribuídas pelas fazendas Cedro Z, em Uberaba (MG), Santa Cruz e Jatobá, em Araras (SP) e Pirassununga (SP) respectivamente.